sexta-feira, 11 de maio de 2012

Momento Cultural!

Hoje eu compareci a uma palestra aqui em minha cidade (Sorocaba-SP), que falava sobre a Linguagem da Fotografia, feita por Edson Cortez, Diretor da Faculdade de Comunicação: CEUNSP.
Ele falou sobre muitas coisas, e aqui não teria como eu as escrever. Porém gostaria de falar sobre um assunto que para mim foi de grande valia.
Seus assuntos giraram em torno desse tema, "linguagem da fotografia", e um desses assuntos me chamou muita atenção. Vou tentar explicar um pouco melhor.

Todos com certeza já se perguntaram: "Como pode um quadro pintado dessa forma valer tanto dinheiro, sendo que outros muito bem pintados não levam tanto crédito assim?!" Fácil a resposta.
  Eu também sempre me perguntei isso, e sempre soube que a pintura era uma forma de expressar os sentimentos, assim como em uma música, ou em outros tipos de arte.
  No entanto o que eu não sabia, e o que era mais importante, é que no passado as pinturas tinham de ser muito reais. E as mais reais, as que mais se aproximavam do original era que levava o reconhecimento e a aprovação. Porém com a descoberta da Fotografia (sim, descoberta. Para mim a fotografia não foi inventada e sim descoberta pelo homem!) toda a responsabilidade do realismo que as pinturas tinham que carregar foi passada para a fotografia, e isso de certa forma libertou os artistas.       Nessa imagem podemos ver A bela Jacqueline de Picasso, que foi retratada de uma forma um tanto quanto diferente, porém essa era a visão do artista. Picasso tentou representar o que ele via, e mostrar para as pessoas que não é preciso pintar com a realidade, e sim com o sentimento. 
   "Nós pensamos que conhecemos a realidade, porém não conhecemos" sabias palavras do palestrante. 


 Enfim a palestra foi muito boa, teve muitos outros assuntos. Quem sabe em postagens seguintes eu escrevo algo sobre. Obrigado por ler.

E você deve ter percebido que o nome do Blog mudou né?! Exatamente mudou mesmo. Quero de vez em quando fazer algo mais sério, e que tenha maior valor social. Mas nunca deixando o bom humor de lado, right? Ok. Até mais então, e um grande abraço. Só pra lembrar: Domingo dia 13 de Maio é o meu aniversário, quem quiser dar presente não irei recusar. Thanks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário